sexta-feira, 18 de março de 2011

Hello World!


Este é o começo de mais um blog sobre informática. Mas porque apenas "mais um" blog? É claro que o mundo da informática está sempre em mudança e os profissionais quebram a cabeça para descobrir novas soluções para seus problemas. Mas podemos fazer diferente, todos podem. O ensino de informática é de grande procura no país. Entretanto, mesmo que o front-end seja enorme, a saída é muito pequena, e o mercado carece de profissionais qualificados, justamente porque não é muito bem o que os estudantes esperam do curso. Hão de ser reformulados os cursos de informática, mas até lá, temos que seguir com o que temos. E o que temos é gente que não sabe informática, em plena era digital! Para isto planejei este blog, para compartilhar meus conhecimentos de estudante de informática e profissional de programação de computadores com todos, mesmo com aqueles que nem sabem o que um simples Ctrl+Alt+Del faz. Aqui, tentarei passar o que eu aprendi em meus cursos, contando com a ajuda de colegas meus que falarão sobre outros assuntos condizentes à informática.
Bem... agora sobre mim. Podem me chamar de J. Arruda, tenho atualmente 18 anos e estou no 2º ano do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Sou formado técnico em informática pela ETEC Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo, que foi o meu pleno início à programação, e onde me encantei pelos códigos. Trabalho como Programador de Computador na Prefeitura de Mauá e eu (realmente) não entendo muito da parte de hardware. Prefiro manter-me apenas na lógica :)
Tentarei aqui no Algorama tratar não apenas de uma linguagem de programação, mas diversificarei até onde der, para que todos que estejam interessados possam aprender um pouco mais. Começarei já agora, com a linguagem de programação preferida por muitos programadores, a linguagem C.
Agora vocês podem se perguntar se com este blog irão conseguir aprender a fazer aquele código que está na imagem de título desta postagem. Este código nada mais é que o mais elementar, básico e famoso que nós, programadores, conhecemos. É o chamado "Programa Hello World", que simplesmente mostra a frase "Hello World" na tela. Pode parecer chato e inútil, mas apenas dele podemos tirar boas lições iniciais.
A começar, temos a linha inicial:
#include <stdio.h>
 É a biblioteca de inclusão. HÃ? A biblioteca de inclusão é um arquivo que contém partes de um código que possa vir a ser essencial para o programa, e sem elas, teu programa não sairá do erro. Esta biblioteca, "stdio.h" é um acrônimo para "Standard Input/Output", ou seja, padrão de entrada e saída. É a biblioteca elementar, para que possamos "imprimir" (o mesmo que mostrar, exibir) o texto na tela. Logo após, temos uma linha em branco, onde serão declaradas variáveis, que falaremos mais pra frente. Daí temos:
int main()
Este é efetivamente o início do código. É o módulo principal (main), onde colocaremos o código a ser executado assim que o programa iniciar. Em C, C++, JAVA, entre outras, todos os módulos, funções, laços, condições... ou seja, tudo aquilo que possui um código próprio para ser executado, têm de ser delimitados por chaves {}.
printf("Hello World");
É o comando padrão em C para imprimir texto na tela. Isto é uma função, que sempre deve conter o argumento (aquilo que a função vai manipular) dentro de parênteses (). Caso for um texto, para ser escrito exatamente como foi digitado, tem que ser entre aspas. As linguagens de programação não reconhecem textos sem aspas, a não ser números que serão usados para contas. Cada final de linha de comando em C, deve ser fechada com um ponto-e-vírgula ; para saber que é ali que termina o comando. Na linguagem BASIC, não há ponto-e-vírgula. Logo depois, fazemos um retorno da função main(), que tem que ser um número inteiro, já que o próprio bloco principal foi declarado como inteiro (int main().) Retornamos qualquer valor, pois não iremos utiliza-lo. Neste caso, o autor decidiu retornar o valor 42, mas para questões de padronização, aqui neste blog quando houver retorno inutilizado, será zero. Fechar a linha com ponto-e-vírgula e fechar o módulo com fecha chaves. Está aí o primeiro programa em C! É claro que com o passar do tempo, iremos além de simples "Hello World", mas por começo, está muito bom. Este programa não é executado por qualquer Bloco de Notas, precisa de um programa específico para rodar. Na próxima postagem, faremos um programa semelhante, mas este você poderá escrever em seu Bloco de Notas e executar em seu próprio navegador web (IE, Firefox, Chrome, etc.)!
Bem, isto é tudo. Até a próxima! :)

Um comentário:

  1. Poxaaaa! Adorei o post!Espero aprender bastante coisa aqui tb! hahaha =)

    ResponderExcluir

Codifique tua mensagem aí: