sábado, 19 de março de 2011

Javascript


NÃO, não é Java. Primeiramente, Javascript não é uma linguagem de programação propriamente dita. É uma linguagem de script (ou seja, pode ser incorporado em páginas da internet sem que necessariamente tenha um módulo principal, classes, nem nada. Apenas o código). Muitos a consideram uma linguagem de programação por conter condições, laços de repetição e estruturas como qualquer outra linguagem normal. Só que linguagem de verdade, conecta os objetos e eventos do programa diretamente ao servidor. Javascript executa client-side, ou seja, tudo o que o usuário faz que se relaciona com Javascript é processado na própria máquina do usuário e tem alguma reação exibida para o usuário, sem contar com uma participação sequer do servidor. Isso ajuda e muito em velocidade, mas peca em relação a conexão de banco de dados, que não é possível com scripts.
A estrutura do Javascript é simples e bem familiar para quem já programa em C, C++, Java, C#, etc. Utiliza da mesma base de EOL (end-of-line, ou fim de linha) com ponto-e-vírgula, e delimitação de bloco de código com chaves. As variáveis não necessitam de declaração, pois são dinâmicas (falaremos sobre variáveis no próximo artigo). É bem útil para quem quer uma solução rápida e simples para ter um toque de personalização e de funcionalidade em websites.
Bem, comecemos com o mesmo programa do 1º post: Hello World.
Abram o Bloco de Notas! (AEEEEEEEE!!!) Caso não consigam achar, apertem ao mesmo tempo as teclas do Windows e R, digitem na janelinha que aparecer "notepad" e teclem enter. Usuários do Linux, podem usar o editor de texto padrão (Kwrite, etc.).
Temos que montar a estrutura HTML (padrão para estruturação de websites). Digitem neste arquivo do Bloco de Notas o seguinte:
<html>
<head>
<title>Meu Primeiro Javascript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">

</script>
</body>
</html>
Pronto. A estrutura HTML está montada. Estenderei o assunto HTML mais para frente. Agora vamos programar.
Entre as tags onde está escrito "script" há um espaço em branco. Neste espaço, escreva:
window.alert("Hello World");
Bem, é isso. Tão pouco assim? É... Sem nada a mais. E apenas isto, já fará um efeito semelhante a um programa real. Salve este arquivo em qualquer lugar com o nome "primeiro_javascript.html" e abra o arquivo resultante em qualquer navegador (de preferência o Mozilla Firefox, que tem maior compatibilidade com Javascript. Se abrir com Internet Explorer, poderá haver algumas modificações a serem feitas nas configurações). Ao abrir... SURPRESA! Abre uma caixa de texto no meio da tela escrito justamente "Hello World" e um botão "OK".
Este é o Javascript, que adiciona funções de programa desktop (feito para rodar fora de navegadores) em seu website!
Até a próxima! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Codifique tua mensagem aí: